Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Numa altura em que o nosso Planeta Azul encontra-se sujeito a um sem número de poluentes e poluição de natureza humana, é imprescindível tentar combater toda essa poluição presente no nosso ambiente, recorrendo a energias renováveis, presentes na natureza de forma aleatória. Uma dessas energias renováveis ultimamente muito utiliza é a energia solar, bastante simples de conseguir e com finalidades diversas, tornando-se assim numa excelente opção para quem procura receber energia, sem estragar e poluir o planeta onde vive.

A energia solar chega ao nosso planeta através dos raios solares emitidos pelo Sol, sendo que essa energia que o Sol emite diariamente é equivalente a cerca de 35 milhões de vezes toda a energia produzida, por exemplo, no Chile. Esta energia pode ser transformada, através dos sistemas próprios para isso, em energia térmica, elétrica e até mecânica, tornando-se numa fantástica opção para quem procura soluções ecológicas para o seu ambiente familiar ou mesmo empresarial. Além de tudo isso é essencial salientar que esta energia é imprescindível para a natureza, em particular para as plantas e reino animal que necessitam desta para funcionarem em pleno e sem qualquer tipo de obstáculos.

Assim, a energia solar e a sua utilização diária possuem vantagens e desvantagens que devem ser analisas de forma a conseguir atingir o seu objetivo em pleno, sem imprevistos ou mesmo problemas no seu dia-a-dia.

Vantagens

A utilização da energia solar possui algumas vantagens que devem ser esclarecidas, tanto para o planeta e ambiente como também para todos aqueles que recorrem a esta para a transformação e utilização da energia em si.

  • A energia solar não provoca qualquer tipo de poluição durante todo o seu uso e armazenamento. A própria criação e fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares que servem para a absorção da radiação, é feita de forma controlada para que não exista emissão de gases poluentes para o ambiente.
  • Os sistemas de energia solar requerem uma manutenção mínima, sendo bastante autónomas e com muito poucos problemas para quem os utiliza.
  • O custo dos materiais necessário tem vindo a baixa, dada a grande adesão por parte da sociedade, e a sua potência tem vindo cada vez mais a subir, tornando-se assim numa solução cada vez mais viável e poupada.
  • A sua fácil instalação e até a possibilidade de utilização em pequena escala permite que estes sistemas possam ser utilizados até em zonas mais remotas, com um investimento muito baixo.
  • A utilização deste tipo de sistemas é extremamente viável em qualquer parte do mundo, no entanto em zonas onde o sol é uma constante diária a sua utilização é levada quase ao extremo, com muito mais resultados positivos e em praticamente todo o tipo de territórios.

Desvantagens

Como em tudo na vida, a utilização de energia solar possui também algumas desvantagens, em menor escala que as vantagens, mas que devem ser sempre mencionadas para que os seus utilizadores fiquem a conhecer os riscos e os problemas que possam vir a existir.

  • A energia solar está limitada consoante o tipo de situação climatérica, por isso é importante saber que esta energia não é produzida em todos os horários (já que durante a noite não existe, por exemplo), sendo assim necessário que exista métodos de armazenamento de energia produzida (que não tenha sido utilizada).
  • Alguns locais do planeta não têm o mesmo tipo de produção que outros, como é o caso de locais com elevada altitude ou mesmo com uma grande presença de nuvens, pois dificultam a absorção e armazenamento desses mesmos raios solares.
  • Em comparação a outros tipos de combustíveis fosseis, o armazenamento da energia produzida através da energia solar é extremamente mais complicado de conseguir em pleno.
  • Ao contrário do que se tem falado, os painéis solares possuem apenas 25% de rendimento na sua totalidade.
Esta entrada foi publicada em Energia Solar com as tags , . ligação permanente.

2 Respostas a Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

  1. Jarbas diz:

    A energia solar deve ser melhor explorada no Brasil. confira o projeto de usina solar no estádio mineirão para a Copa do Mundo 2014:
    http://energiamaiseficiente.blogspot.com.br/2012/09/energia-solar-no-mineirao.html

  2. osvaldo carlos diz:

    desde quando e que a energia solar impede para o cresçimento da vida humana

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>