Tipos de Energia Solar

As energias renováveis estão a começar a ser uma constante na sociedade de hoje em dia, não só pelas enormes vantagens que estas proporcionam a quem as utiliza, como pela sua enorme eficiente em relação ao ambiente, não poluindo. Como o próprio nome indica, as energias renováveis são todas aquelas que existem naturalmente no planeta, estando constantemente em renovação, não se esgotando e podendo ser utilizadas quase por tempo ilimitado, sendo assim uma excelente opção para quem deseja utilizar energia normalmente, sem emitir gases poluentes para o ambiente.

As energias renováveis, como é o caso da energia solar, têm como origem os ciclos naturais da conversão da energia emitida pelo sol, fonte primária de grande parte de toda a energia disponível no planeta. As vantagens da utilização deste tipo de energias são muitas, destacando-se como é óbvio o facto de não serem poluentes e de poderem ser exploradas por qualquer tipo de pessoa, em qualquer local do planeta (com algumas exceções). A utilização deste tipo de energias evita a necessidade da utilização e importação de outras energias não renováveis, sendo assim muito natural que não exista uma dependência energética por parte das famílias para o bom funcionamento dos seus lares.

A energia solar é uma dessas energias renováveis que têm vindo a ter cada vez mais adeptos, pelas suas enormes vantagens para quem a utiliza e até para o próprio planeta, que vê assim a sua energia natural ser utilizada em pleno, evitando a necessidade de depender dos “fornecedores” de energias elétricas ou mecânicas.

Energia solar é a designação dada à captação da energia emitida pelo sol em forma de raios solares (luminosa) e a transformação posterior dessa mesma energia, num tipo de energia que possa ser utilizado pelo Homem nas suas mais diversas tarefas diárias. Este tipo de energia pode ser transformada em energia térmica, mecânica ou elétrica, depende do tipo de transformação que sofra, podendo assim ser utilizada de diversas formas e em muitos casos para diversas finalidades. Os métodos de captação dessa mesma energia são variados, sendo que cada um deles necessita de determinados elementos para que a captura e transformação seja feita em pleno e sem complicações.

Existem dois tipos de captura da energia solar, classificando-se cada um deles em direto ou indireto.

Nos métodos diretos a energia solar é transformada em outro tipo de energias que possa ser utilizada naturalmente pelo homem nas suas tarefas diárias, sendo assim dispensável a utilização de outro tipo de energias não renováveis. Alguns exemplos dessa aplicação são:

  • A energia solar atinge um painel solar, sendo posteriormente transformada em eletricidade. (são muitos os que não consideram este método direto, pois a energia elétrica ainda necessita de outra conversão para poder ser utilizada, mas o processo é tão simples que é praticamente direto).
  • A energia solar atinge um painel escuro que posteriormente transforma essa mesma energia em calor, podendo posteriormente ser utilizada para aquecer a água que será armazenada em depósitos próprios.

Existem ainda os métodos indiretos, que significa que mesmo recebendo e transformando toda a energia emitida pelo sol, esta não pode ser utilizada de forma útil sem existir um processo de transformação extenso. Por exemplo, os sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade e presença da luz do sol.

Existem ainda os processos passivos e ativos para a aplicação deste tipo de energia.
Os sistemas passivos geralmente são métodos diretos, apesar de algumas vez existir os fluxos de conversão, a energia solar é transformada em energia mecânica sendo posteriormente utilidade para outras finalidades. Enquanto que os sistemas ativos necessitam de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efetividade da recolha dessa mesma energia.

Esta entrada foi publicada em Energia Solar com as tags , . ligação permanente.

4 respostas a Tipos de Energia Solar

  1. rafaelly santos diz:

    Eu acho a energia solar importante porque não polui o nosso meio ambiente como as outras costumam fazer. Vamos adotar este metodo tão bom.

  2. LUARA diz:

    A ENERGIA SOLAR E MUITO LEGAL E MUITO UTEL
    ******************************************

  3. leticia moreira diz:

    A energia solar em si vem ganhando ultimamente u grande espaço na atualidade comtemporanea apesar de ser um meio um pouco caro ainda (placas fotovoltaicas) esta sendo bem vista e aceita por nos consumidores…..e uma fonte de energia renovavel .nao poluente e q nos pode oferecer grades vantagens se soubermos utiliza-las

  4. vitoria campos diz:

    a energia solar e limpa e pura e tambem nao agride ou degrada o meio ambiente! oque e energia solar? e a designaçao dada a qualquer tipo de energia termica ou luminosa proveniente do sol!e ela nao funciona a noite porque ela e provniente do solll nao da lua! e vc ja citou que a luz da lua e refletida dos raios solares? acho que nao ne! entao portanto a lua cheia nao fornece energia suficiente para reutilizaçao!! gostou deixe seu curti!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *