Energia Solar Térmica

A energia solar térmica, ou como é vulgarmente designada energia térmica, tem vindo a crescer a nível de adeptos, não só pelas suas enormes vantagens, como ainda pela sua questão ambiental, bastante procurada nos dias de hoje. Esta é responsável pela aproveitação da energia emitida pelo sol e na sua transformação em calor, ideal para aquecer água, seja a nível doméstico ou mesmo empresarial. Existem ainda outras utilizações deste tipo de energia, no entanto esta é a mais popular, assim como a utilização em máquinas de refrigeração que utilizam o calor para a produção do frio, podendo assim diminuir o consumo de energia elétrica.

O mais natural é a utilização deste tipo de sistemas a nível particular, em casas particulares, podendo atingir os 80% de poupança a nível de água e gás, tornando-se assim numa excelente opção para que deseja manter a qualidade da vida recorrendo a energias naturais e ainda evitando a poluição do ambiente. Apesar de ser algo bastante comum, o aquecimento e utilização de água quente vai assim tornar-se numa tarefa muito mais poupada, já que a maioria da energia produzida é utilizada para esse fim, evitando que as famílias tenham tantos gastos a nível de outros tipos de combustíveis e energias.

Vantagens

As vantagens inerentes à utilização deste tipo de sistemas são variadas, sendo que cada uma delas possui a sua área de atuação. Existem vantagens tanto para quem utiliza como para o próprio ambiente, já que a grande vantagens que está na base da utilização das energias renováveis é a eliminação de todo o tipo de emissão de gases poluentes para a atmosfera. Das suas grandes vantagens de utilização destacam-se:

Custo – Apesar do investimento inicial ser algo elevado ainda, a poupança a longo prazo que vai fazer com a utilização deste tipo de sistema vai refletir-se na diminuição da sua conta de eletricidade, gás e até de água.
Impostos – felizmente o estado está a apoiar este tipo de utilizações, por isso os sue sutilizadores podem deduzir o valor gasto nos seus impostos anuais.
Segurança – a utilização deste tipo de sistemas é completamente segura, principalmente porque não existe qualquer emissão de gases explosivos que possa colocar em causa a segurança dos habitantes da residência.
Poluição – todo o processo é feito tendo por base a inexistência de poluição durante toda a transformação.
Ruído – todo o sistema é feito a pensar no silêncio, por isso o processo é feito com total silêncio no interior da residência.

O Sistema

Todo o sistema de funcionamento é extremamente simples de implementar, havendo cada vez mais empresas especializadas nessa mesma colocação, em diversas zonas do país e com características bastante distintas.

Para utilizar o sistema em pleno é necessário a colocação de painéis solares para a receção da própria energia solar emitida pelo sol, são mesmo estes painéis que são os responsáveis pela aproveitamento das radiações (em conjunto com o efeito estufa do planeta) e a transformação em energia térmica para ser utilizada de diversas formas.

De uma forma geral, a utilização da energia solar térmica é extremamente importante nos dias que correm, não só pela enorme poupança que permitem nas contas das famílias portuguesas (fator bastante importante nos dias que correm), como também pela questão ambiental, já que todo o sistema é feito e pensado no melhoramento do planeta em que vivemos, utilizando as energias renováveis mas sempre da melhor forma, não existindo emissão de gases poluentes.

Esta entrada foi publicada em Energia Solar com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *