Carros movidos a Energia Solar

A utilização da energia solar no dia-a-dia da sociedade tem sido cada vez mais frequente, como é o caso dos carros movidos a energia solar que têm cada vez mais seguidores e com provas dadas que a sua utilização é completamente normal e sem qualquer tipo de imprevistos. Depois de ter surgido os automóveis movidos a gás natural, os carros movidos a energia solar estão a começar a aparecer cada vez mais nas ruas nacionais, com alguns deles a mostrarem-se tão eficazes ou mais ainda que os veículos móvitos a combustível fóssil. As características destes automóveis são bastante específicas, tendo sempre em atenção as necessidades que este tipo de energia necessita para se tornar viável e ainda as próprias características do veículo para circular em plena segurança.

A captação da energia é feita através de células fotovoltaicas que são estrategicamente colocadas no chassi do veículo, geralmente em forma de painel solar na parte superior do mesmo, funcionando assim da mesma forma de outros painéis solares que são colocados nos telhados das casas modernas de hoje em dia. Obviamente que a forma como esses painéis são colocados no chassi dos automóveis depende muito da estrutura do mesmo, das suas características e ainda da sua marca, pois são cada vez mais os automóveis de luxo movidos a energia solar que possuem um design tão simples e moderno que esses painéis passam completamente despercebidos.

São exatamente essas células fotovoltaicas que são responsáveis pela captação da energia emitida através das radiações pelo Sol e posterior transformação dessa “luz” em energia que seja utilizável pelo veículo para que este se mova.

Ao contrário do que se possa pensar, este tipo de veículos são tão eficientes no cumprimento das suas funcionalidades como os automóveis movidos a combustíveis fósseis. As próprias marcas de automóveis têm em consideração toda a logística necessária para que estes veículos possam ser utilizados por um tempo elevado (através do armazenamento da energia em baterias), a uma velocidade dita normal e com a facilidade que os outros veículos possuem. A grande massificação deste tipo de veículos, sempre com as condições necessárias para que sejam utilizados em qualquer parte do mundo e por qualquer pessoa, levou a que os números de vendas sejam cada vez maiores.

De uma forma geral estes veículos são muito mais leves que os veículos tradicionais, fazendo com que todos os seus componentes sejam criados exclusivamente para estes tipos de veículos, já que são muito mais leves que os carros clássicos. A leveza do próprio veículo, a aerodinâmica e ainda o tipo de pneus que utilizam, faz com que os veículos movidos a energia solar, hoje em dia, possam chegar a atingir velocidades de 160km/h.

Vantagens

Existem inúmeras vantagens nos veículos movidos a energia solar, das quais destacamos:

Poluição – A nível de poluição este tipo de veículos ganha a qualquer outro, já que estes não têm qualquer tipo de emissão de gases para o meio ambiente. É também importante salientar que não faz ruídos durante a sua utilização.

Custos – Apesar de serem ligeiramente mais caros do que os carros tradicionais, o valor que posteriormente é poupado a nível de combustível faz destes veículos um investimento a longo prazo bastante vantajoso.

Desvantagens

Como em tudo na vida, existe também algumas desvantagens que devem ser mencionadas e analisadas por todos os que estudam a compra de um veículo movido a energia solar.

Baterias – As baterias existentes no mercado ainda pesam bastante, apesar de já proporcionarem autonomias muito interessantes. Algumas do mercado já oferecem cerca de 200km de autonomia para os veículos. O tempo de carga é também uma das desvantagens, já que pode ser necessário esperar entre 6 a 8 horas para ter toda a bateria carregada.

Esta entrada foi publicada em Energia Solar com as tags , . ligação permanente.

Uma resposta a Carros movidos a Energia Solar

  1. Paulo diz:

    Para quem gosta deste tema poderá saber mais sobre carros movidos a energia solar em Portugal no seguinte endereço http://vssolar.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *